A saúde oral dos mais pequenos

saude-oral-criancas
Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

Dia 1 de Junho é dia da criança, por isso este mês falamos da saúde oral dos mais pequenos.

Neste artigo vamos procurar responder a algumas questões importantes da saúde oral que surgem aos pais e educadores nos primeiros anos de vida dos seus filhos.

Quando é que devo começar a levar o meu filho ao dentista?

‏Os problemas dentários podem surgir bastante cedo, pelo que se recomenda que a primeira consulta se realize a partir do momento em que nasçam os primeiros dentes temporários (ou de leite), normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade.
‏Idealmente, quando existe uma boa saúde oral, a criança deve ser observada de seis em seis meses. Em situações de elevado risco de cárie, esta periodicidade deve ser reduzida para intervalos de três meses.

‏Qual o nome da especialidade da medicina dentária que se dedica às crianças e o que posso esperar desta consulta?

‏A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que trata das crianças, desde o primeiro ano de vida até à adolescência.
‏A Odontopediatria possibilita à criança o primeiro contacto com o médico dentista e por isso é importante que escolha bem o dentista. Esta consulta deve ser uma experiência positiva e até mesmo divertida, durante a qual o médico avalia o estado de saúde oral, controla a erupção dentária e caso necessário, realiza tratamentos preventivos, tais como:

‏• Aplicações tópicas de flúor –  remineralizam o esmalte evitando a progressão de cáries iniciais e tornam os dentes mais resistentes; O flúor é uma das melhores maneiras para ajudar a prevenir as cáries dentárias.. Para a maioria das crianças o uso correcto de uma pasta dentífrica com flúor será o suficiente para prevenir a cárie dentária. No entanto, quando existe alto risco de cáries dentárias, pode ser aconselhado um colutório como complemento.
‏• Selantes de fissura – são uma espécie de verniz aplicado sobre os dentes que torna a sua superfície lisa e sem locais onde as bactérias se possam instalar, é um recurso altamente eficaz na prevenção da cárie dentária.

‏A aplicação de selantes não é dolorosa e pode ser efectuada numa única visita ao dentista.
‏Durante a consulta e de forma pedagógica, crianças e pais recebem orientação acerca da saúde oral, onde se incluem conselhos sobre as vantagens de uma boa alimentação, bem como indicações sobre os procedimentos para uma correta higiene oral.

saude-oral-criancas‏Quais as queixas que podem estar relacionadas com a erupção dos dentes e como pode ser a criança ser ajudada?

‏Os sintomas mais comuns são: gengivas avermelhadas, aumento da salivação, perda de apetite, alteração dos hábitos nutricionais, ansiedade e dificuldade em dormir. Se a criança apresentar febre, vómitos ou diarreia, deverá ser vista pelo seu médico assistente pois poderá existir outra causa subjacente. O desconforto da criança pode ser aliviado limpando a boca 2- 3 vezes por dia com uma gaze molhada ou recorrendo a mordedores e geles disponíveis no mercado.

‏Qual a importância do flúor para os dentes e como se deve aplicar?

‏A administração de flúor às crianças tem sido alvo de controvérsia. De acordo com as recomendações da Direcção Geral da Saúde, é dada prioridade às aplicações tópicas sob a forma de dentífricos administrados na escovagem dos dentes desde a sua erupção.

‏Os comprimidos e gotas anteriormente recomendados só serão administrados após os 3 anos a crianças de alto risco à cárie dentária. Nesta situação, os comprimidos devem ser dissolvidos na boca, lentamente, preferencialmente antes de deitar. As acções de educação para a saúde devem, prioritariamente, promover a escovagem dos dentes com dentífrico fluoretado.

‏Algumas dicas sobre como ajudar os seus filhos a preservar a sua saúde oral:

‏Comece por dar o exemplo: cuidar bem dos seus próprios dentes transmite a ideia de que a saúde oral é algo a valorizar;
‏Logo que os primeiros dentes erupcionem, promova a sua higiene com uma gaze, dedeira ou escova macia, idealmente executando movimentos suaves de rotação. No final pode escovar suavemente a língua da criança, de trás para a frente;
‏Escove os seus dentes juntos aos seus filho, para que possam aprender imitando;
‏Se optar por dar chucha ao bebé dê preferência aos modelos ortodônticos e não deixe que se torne um hábito após os três anos;
‏Não junte açúcar ou mel ao leite, chá, sumos ou outras bebidas;
‏Torne a saúde oral num momento de alegria e brincadeira: invente uma música dedicada ao tema, escove os dentes em conjunto;
‏Utilize pastas dentífricas com flúor;
‏Prefira escovas de dentes de cerdas macias;
‏Faça uma dieta equilibrada limitando o consumo de comidas e bebidas ácidas e açucaradas que causam cáries como bolachas, guloseimas, refrigerantes, bolos e batatas fritas.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Partilhar: